Imprensa

09-Dez-2019 11:33
Celebração Internacional

Câmara debaterá Direitos Humanos nesta terça (10)

Por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), a Câmara Municipal de Sorocaba realizará, na terça-feira (10), a audiência pública “Dia Internacional dos Direitos Humanos”, a ser realizada a partir das 19h, com a palestra principal de José Henrique Rodrigues Torres, Juiz de Direito, Titular da Vara do Júri de Campinas, ex-Presidente da AJD - Associação Juízes para a Democracia e da FAJD, Federação de Associações Juízes para a Democracia da América Latina e Caribe, e membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção dos Direitos Humanos.

No dia 10 de dezembro de 1948, o mundo adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz explicitamente, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), “quais direitos todos no planeta poderiam esperar e exigir simplesmente por serem humanos. Nascida do desejo de impedir outro Holocausto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos continua a demonstrar o poder das ideias para mudar o mundo”.

O palestrante da noite, Juiz José Henrique Rodrigues Torres, tem defendido, dentre outras coisas na área dos Direitos Humanos, que o estudo dessa temática seja obrigatória nas Faculdades de Direito, defendendo que na aplicação do sistema penal, as normas internacionais dos Direitos Humanos sejam observadas. Ele reafirma que os Direitos Humanos integram o rol de garantias fundamentais da nossa Constituição Federal.

Veja o minicurrículo Lattes: 

Juiz de Direito, Titular da Vara do Júri de Campinas. Professor dos Cursos de Pós Graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Sirio-Libanes/SP e do Curso Terzius/Campinas. Formador de Formadores da ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Especialista em Direito das Relações Sociais, em Direito Processual Penal. Membro da Comissão de assessoramento pedagógico da ENFAM. Foi Presidente da AJD - Associação Juízes para a Democracia e da FAJD, Federação de Associações Juízes para a Democracia da América Latina e Caribe. Foi membro da Comissão de Terminalidade da Vida do CFM e Consultor do Ministério da Saúde, da Comissão de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, da FEBRASGO e da CEMICAMP. Membro do GEA (Grupo de Estudos sobre Aborto), da Rede Global Doctors For Choice/BR, da CDD (Catolicas pelo Direito de Decidir) e PBPD (Plataforma Brasileira para a Política de Drogas).Membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção dos Direitos Humanos.


Currículo completo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737521U8

Assessoria de Imprensa
Deixe seu Recado