Imprensa

08-Abr-2021 14:22
Farra

CASO CRUZEIRO DO SUL: IARA BERNARDI QUESTIONA PREFEITURA SOBRE LEGALIDADE DE PUBLICAÇÃO QUE EXALTA IMAGEM DO PREFEITO RODRIGO MANGA

A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou, nesta terça-feira (06), requerimento questionando a Prefeitura de Sorocaba sobre uma matéria publicada no Jornal Cruzeiro do Sul no domingo (04/04), no qual se fazia um balanço dos 100 dias do Governo Manga.

A parlamentar escreve, em seu requerimento, que o jornal publicou a matéria impressa sem informar tratar-se de um “especial publicitário”, mas trouxe essa informação na versão on-line do texto, em seu portal.

“Ora, se é um ‘espaço publicitário’, foram utilizados recursos públicos para sua veiculação, e quero saber em que termos esses recursos foram empregados, qual o montante, e a que título, uma vez que a matéria é ufanista em relação à figura do prefeito, exaltando-a, o que é incompatível com uma publicação do Poder Executivo”, diz a parlamentar.

Dentre outras coisas, Iara Bernardi quer saber qual foi o valor que se pagou pelo espaço; de onde saiu o recurso do orçamento municipal; se o “especial publicitário” contou com apoio direito de servidores da Prefeitura em sua edição e composição; e qual o amparo legal da publicação.

Outros questionamentos giram sobre a distribuição. Chegaram informações que gabinete da parlamentar, de pessoas ligadas ao seu mandato, de que exemplares da mencionada publicação foram distribuídos em igrejas. Iara quer saber se a Prefeitura arcou com as custas de distribuição gratuita de exemplares e, se sim, quanto foi pago para isso, e quantos exemplares foram distribuídos.

Levando em consideração que a Prefeitura de Sorocaba tem contratos ativos com a Fundação Ubaldino do Amaral, Iara está questionando quais os serviços executados pelo Jornal Cruzeiro do Sul por instrumento do contrato SIM 866/2018 CPL 651/2018, formado com a administração, e qual valor; quais os serviços executados pelo Jornal Cruzeiro do Sul por instrumento do contrato SIM 683/2018 CPL 543/2018, e qual o valor.

Por fim, ela pede que seja remetido, ao seu gabinete, cópia completa do processo referente à nota de empenho 05776-01 de 30 de março de 2021, no valor de R$ 123.744,50, pelo qual a Prefeitura reserva esse montante financeiro para pagar o contrato com o Jornal Cruzeiro do Sul.

Assessoria de Imprensa - André Canevalle Rezende
Deixe seu Recado