16-Mar-2016 00:00 - Atualizado em 03/03/2017 15:37

Cem pessoas aguardam vagas para hemodiálise em Sorocaba

Estimativa é da Associação dos Pacientes, Doadores e Transplantados Renais de Sorocaba e Região (Transdoreso) e leva em conta a demanda reprimida e o volume de reclamações recebidas

,
Quase 100 doentes renais crônicos de Sorocaba aguardam na fila para passar por tratamento de hemodiálise. A estimativa da Associação dos Pacientes, Doadores e Transplantados Renais de Sorocaba e Região (Transdoreso) leva em conta a demanda reprimida e o volume de reclamações que a entidade recebe.

O drama dos que dependem do serviço no município tem merecido cobertura da imprensa e gerado protestos. Mesmo assim, a Secretaria de Estado de Saúde não tem uma solução a curto prazo para o impasse.

Em resposta a questionamentos do Cruzeiro do Sul, a assessoria da pasta informou que "o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba vem promovendo diálogo com os prestadores e gestores municipais em busca da reorganização da rede da linha de cuidado do doente renal crônico e estudando a viabilidade da ampliação da oferta de serviços na região".

"No momento", acrescenta o comunicado, "está em processo de finalização a definição da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Reinais Crônicas."

Jornal Cruzeiro do Sul