Imprensa

03-Dez-2019 11:20
Celebração

Dia do Samba é celebrado em sessão solene no Céu das Artes no Parque das Laranjeiras

O Dia Municipal do Samba, comemorado anualmente em 2 de dezembro, e a Semana Municipal do Samba, realizada em torno da mesma data, foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, que ocorreu especialmente no Teatro do Céu das Artes do Parque das Laranjeiras na noite desta segunda-feira, 2. A iniciativa do evento – que integra um amplo calendário de celebrações alusivas ao samba – foi da vereadora Iara Bernardi (PT). Além da vereadora, a mesa de honra foi composta por Flavinho Batucada; Drica Martins, do Conselho Gestor do Céu das Artes e membro da Conexão Zero Quinze.

O Dia Municipal do Samba foi instituído no calendário oficial de Sorocaba pela Lei 8.929, de 29 de setembro de 2009, de autoria do vereador Engenheiro Martinez (PSDB), enquanto a Semana Municipal do Samba foi instituída pela Lei 11.930, de 29 de março de 2019, de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT), que modificou a lei anterior, ampliando a data comemorativa. Quando da aprovação da lei, Iara Bernardi destacou que apenas um dia era insuficiente para permitir apresentações de todas as rodas de sambas existentes na cidade, que, além de difundir cultura, realizam trabalhos sociais.

“Quando se quer destruir um povo, basta destruir sua cultura para que ele se esqueça do seu passado e de sua identidade”, afirmou Iara Bernardi na saudação aos presentes, destacando que “a roda de samba está em nós” e que “o samba está DNA do povo brasileiro”.  A parlamentar lembrou que o evento também homenageia as cantoras Alcione e Clara Nunes, que muito contribuíram para disseminar as raízes do samba no Brasil e no mundo. “Vocês nesta noite são Alciones e Claras”, enfatizou Iara Bernardi, destacando que o samba é o mais original dos gêneros musicais brasileiros.

Drica Martins destacou o caráter de resistência do samba enfatizou a importância de realizar a sessão solene no Céu das Artes, próximo da comunidade. Por sua vez, Flavinho Batucada agradeceu a vereadora Iara Bernardi pela homenagem e por encampar as pautas dos coletivos da cidade que fazem da cultura uma forma de resistência, destacando que, além de entretenimento, o samba também representa o fortalecimento das comunidades em que está inserido. Neste ano, o Coletivo Samba Sorocaba está participando da Campanha Natal Sem Fome, recolhendo alimentos para as famílias carentes.

Durante a sessão solene, Iara Bernardi homenageou os seguintes sambistas e grupos da cidade: Nezinho do Cavaco; Grupo Palasamba; Mestre Bertinho; Família Fonseca; Conexão 015; e Flavinho Batucada. A solenidade contou com o Hino Nacional cantado pela cantora Teresa Baddini. Após as falas dos componentes da mesa de honra e das homenagens, a sessão solene prosseguiu com uma roda de samba, com diversas apresentações de sambistas da cidade e homenagens às cantoras Clara Nunes e Alcione.

“É um orgulho para nós, para mim especialmente, que todos estivéssemos aqui reunidos num espetáculo tão alegre, tão bonito, que representa a tradição do nosso povo. Essa sessão solene foi um dos espetáculos mais bonitos de que participei” – afirmou Iara Bernardi no final da sessão solene. A vereadora, assim como as cantoras e as demais mulheres presentes foram convidadas para subir ao palco, representando todas as damas do samba e todas as mulheres do país no encerramento do evento. O evento foi gravado pela TV Câmara e será exibido em breve pela TV Legislativa (Canal 31.3; Canal 4 da NET e Canal 9 da Vivo) e ficará disponível nas redes sociais da Casa.

ASCOM Câmara
Deixe seu Recado