Imprensa

22-Jul-2013 00:00 - Atualizado em 03/03/2017 15:38

Dia Nacional do Tropeiro: mais que uma justa homenagem

Há algumas semanas, apresentei na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5762/2013, propondo a criação do Dia Nacional do Tropeiro, figura histórica que teve um papel fundamental no surgimento e desenvolvimento de várias regiões brasileiras, dentre elas Sorocaba.

            Trata-se de uma justa homenagem para esses homens que enfrentaram toda sorte do mundo para nos trazer a integração geográfica, econômica e cultural do País, e que aqui plantaram suas raízes e seus descendentes.

Sugeri no projeto que a data fosse comemorada no último domingo no mês de maio em referência a uma grande feira de muares realizada em Sorocaba que teve seu ponto alto no final do século XIX, para onde vinham imensas comitivas de tropeiros de diferentes regiões do país. Nos mostra a história que essa feira perdurou até 1897.

            Conversando com o professor e jornalista Geraldo Bonadio, um profundo conhecedor do assunto e que me deu sua importante colaboração para elaborar esse projeto de lei, mais uma vez, tive uma aula suprema da figura do tropeiro para nossa cidade.

Descreve nossa história que no lombo de seus animais os bravos tropeiros levavam e traziam para todos os rincões do país produtos indispensáveis à sobrevivência de seus habitantes, sendo também responsáveis pela transmissão da diversidade cultural por onde passavam.

Já com as raízes fincadas em nosso solo, começava para nós um caminho próspero que nos tornaria mais tarde um dos pólos econômicos mais avançados do Estado de São Paulo, como somos hoje.

Ao propor a instituição do Dia Nacional do Tropeiro, quero resgatar e preservar a contribuição dos tropeiros para a formação cultura brasileira e prestar uma justa homenagem e reconhecimento ao papel desses homens ao descobrir novas fronteiras e transportar as riquezas produzidas durante mais de 300 anos.  

Creio que brevemente estaremos comemorando embasados por uma lei federal o Dia Nacional do Tropeiro, porque, certamente, não servirá apenas para nosso povo, mas também para muitas outras cidades que foram formadas da tradição e da coragem desses homens.

Deixe seu Recado