Imprensa

11-Fev-2020 15:42
Abusrdo

Iara Bernardi apresenta relatório sobre escolas: "Muitas estão em estado lastimável", disse

A vereadora Iara Bernardi (PT) fez uma apresentação de suas visitas às escolas municipais de Sorocaba durante a sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (11), relatando, além de um diagnóstico de dezenas de unidades de ensino, 14 propostas essenciais para melhorar o sistema público de educação de Sorocaba, a nível municipal. "A maioria das escolas possuem demandas estruturais. Algumas poucas não possuem nada grave, muitas outras estão em estado lastimável", disse ela.

"Durante meses, de setembro de 2019 a fevereiro deste ano, visitamos mais de 40 unidades de educação. Inicialmente, íamos falar do Plano Municipal de Educação com as diretoras e os diretores. Mas sempre apareciam demandas urgentes sobre infraestrutura, segurança, alimentação escolar. Ditante de um quadro assim, passamos a fazer esse trabalho de levantamento das demandas mais urgentes, e apresentamos hoje esse relatório", disse a vereadora Iara Bernardi.

Durante sua apresentação, Iara discorreu sobre problemas de infraestrutura, chegando a apresentar fotos de espaços de escolas que foram interditados por risco de queda. Segundo ela, as unidades não recebem manutenção adequada há anos, sendo que existem escolas que foram construídas sobre locais inadequados, como sobre nascentes soterradas que agora estão renascendo e promovendo a movimentação de terra sob os prédios, colocando as estruturas em risco.

Segundo Iara, o sistema municipal de educação possui graves falhas, que estão comprometendo o bom andamento dele e prejudicando os alunos e os profissionais de educação. Tais falhas, segundo a parlamentar, especialmente centradas na infraestrutura física dos prédios, pode estar comprometendo a qualidade da educação municipal, "em que pese a boa formação dos servidores que nela atuam e o profundo comprometimento deles com a causa sagrada da educação pública universal e gratuita", afirma.

Segundo Iara, ela marcou por duas vezes reunião com o Secretário da Educação, Wanderley Acca, para apresentar o relatório para ele, antes de entregar aos vereadores. Contudo, ele desmarcou essas reuniões, "não restando alternativa senão apresentar primeiro para esta Câmara, depois para o Secretário", segundo a petista.

Assista à apresentação:

Assessoria de Imprensa
Deixe seu Recado