13-Fev-2020 14:59
Absurdo

Iara Bernardi critica falta de atendimento médico a gestantes

Durante debate de requerimento que questionava os métodos e protocolos quando ocorrem perdas gestacionais e neonatais em Sorocaba, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), a vereadora Iara Bernardi (PT) destacou que há uma falta crônica de médicos nos postos de saúde.

Segundo a parlamentar petista, desde o governo de Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) não é feito novo concurso para contratação desses profissionais. De acordo com Iara, muitas gestantes da cidade não conseguem passar pelas 6 consultas mínimas do pré-natal.

"Os exames demoram muito para serem feitos. Um absurdo que tem levado a situações críticas: o aparecimento de novos casos de sífilis, que acabam não sendo diagnosticados durante a gestação, e até contaminações de bebês com HIV na hora do parto", relata a petista.

O Secretário de Saúde, Dr. Ademir Watanabe, prestou depoimento esta semana à CPI da Saúde, da qual Iara é relatora, e voltou a defender o fortalecimento da Saúde Básica. "Contudo, há cerca de 7 meses no cargo atual, ainda não promoveu alterações positivas para fortalecer as UBSs, não anunciou novo concurso. Uma sequência de omissões", criticou a vereadora.