Imprensa

29-Mai-2013 00:00 - Atualizado em 03/03/2017 15:38

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E SUPERIOR EM SOROCABA

O IFSP é uma escola de Ensino Tecnológico e Superior de qualidade, com 30 unidades no Estado de São Paulo, sendo duas em fase de construção

Por Iara Bernardi

Publicado no Jornal Bom Dia Sorocaba

"Um país rico é um país sem miséria", assim é o slogan da Presidência da República e é esta a realidade do nosso Brasil, graças a um governo democrático e popular. Em Sorocaba - uma cidade que vem se desenvolvendo - o slogan deveria ser "Uma cidade desenvolvida é uma cidade com qualidade de Educação". E é com este pensamento que tenho lutado há anos pela vinda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), para Sorocaba.

O IFSP é uma escola de Ensino Tecnológico e Superior de qualidade, com 30 unidades no Estado de São Paulo, sendo duas em fase de construção. Neste caso, o campus de Sorocaba poderá ser a 31ª unidade do Instituto, referência em Educação no Brasil e no mundo.

Em mandatos anteriores, como deputada federal ou como representante do MEC no Estado de São Paulo, sempre apresentei o projeto de implantação do IFSP aos prefeitos de Sorocaba, mas, para a minha surpresa as respostas sempre foram negativas e com as alegações mais estapafúrdias possíveis.

Recentemente, retomei o projeto de trazer o Instituto Federal para Sorocaba e junto a outros parlamentares do Partido dos Trabalhadores, apresentamos novamente a intenção de implantação do IFSP ao atual prefeito de Sorocaba que para a nossa alegria, apoiou e trabalhará junto conosco nesta missão.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio nos apresentou um terreno de aproximadamente 42.000 metros quadrados às margens da Rodovia João Lemes dos Santos (SP 264), próximo ao campus da UFSCAR. Área esta suficiente para a edificação de um prédio, com boa estrutura educacional e possibilidades de expansão para o melhor atendimento aos estudantes e trabalhadores/ estudantes interessados.

Os cursos oferecidos ainda devem passar por análise de demanda, mas podem atender aos mercados industriais, tecnológicos e químicos da cidade e região. Mesmo em fase de processo burocrático, a ansiedade em vê-lo [IFSP] em plena atividade, cercado de professores, estudantes e pesquisadores é mais do que um simples sonho, é a minha missão há anos e que pretendo realizá-lo ainda em 2013, graças a uma ação conjunta entre o PT de Sorocaba, o prefeito da cidade, a reitoria do Instituto de São Paulo e da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Sorocaba - AEAS.

Além do terreno, o prefeito Pannunzio prometeu a liberação das antigas instalações administrativas da extinta FEPASA para que o projeto tivesse início imediato, até que as obras do novo campus sejam concluídas. O sonho está cada vez mais próximo da realidade!

Deixando de lado as nomenclaturas partidárias e o idealismo - muitas vezes divergentes - nós, políticos e representantes do Legislativo e Executivo, nacional e municipal, temos a obrigação de apresentarmos projetos, debatermos o processo execução e, de fato, executá-los em tempo hábil em prol da população.

Esta é a lição que devemos tomar desta ação, um Instituto que nos dará muitas alegrias, desenvolvimento e conquistas, jamais antes imaginadas.

Deixe seu Recado