05-Jun-2013 00:00 - Atualizado em 03/03/2017 15:38

O Instituto Federal de São Paulo em Sorocaba

** Denilson de Camargo Mirim, professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), mestre e doutorando em Tecnologia Nuclear pelo IPEN-USP.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - é uma instituição centenária fundada em 1909, a partir do decreto da criação do ensino industrial no Brasil pelo, então, Presidente da República Dr. Nilo Peçanha e inicialmente se chamou "Escola de Aprendizes Artífices", mas passou por diferentes nomes até chegar a Instituto Federal. O tempo passou e a escola continua sendo reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

Agora por intermédio da ação da dos nossos representantes no Congresso Nacional, através da Deputada Federal Iara Bernardi, na esfera estadual pelo Deputado Estadual Hamilton Pereira e de uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Sorocaba, nossa cidade se credencia a ter o IFSP, Campus Sorocaba, pois, Sorocaba não pode deixar de assumir seu papel frente à realidade econômica, política e social que a cerca, assim nossos representantes em Brasília, externam esse compromisso com a possibilidade de colocar Sorocaba como uma das sedes da maior e mais completa rede de ensino do país.

O Instituto Federal, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia, desta forma além dos cursos técnicos concomitantes, que somam 21 modalidades em nosso estado, o IFSP também oferece vagas para os cursos de licenciatura, cursos superiores de tecnologia, engenharias, especializações, e atualmente a pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado no campus São Paulo. Portanto sua abrangência supera a de uma universidade, pois, comporta todos os níveis educacionais do ensino básico até a pós-graduação.

Programas de inclusão social como o PROEJA e o PROEJA-FIC, que oferecem qualificação profissional aos jovens e adultos fora da idade escolar, e capacita profissionalmente pessoas com necessidades específicas, o MULHERESMIL, que possibilita a inclusão social das mulheres, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, o PRONATEC, que tem como função a qualificação profissional para reinserir indivíduos fora do mercado de trabalho, com cursos rápidos e em áreas carentes de mão de obra, também, congrega a missão do Instituto Federal.

Além desses cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece, entre outros, os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O Instituto Federal também mantém uma parceria com o governo do Estado, que é o ensino médio integrado, onde o aluno cursa as disciplinas do ensino médio e técnico concomitantemente, obtendo, além do nível médio a formação profissional técnica de qualidade após sua conclusão.

O Programa de Assistência Estudantil (PAE), vinculado ao Ministério da Educação, é também bastante difundido no Instituto Federal, programa esse que atende a todos os níveis e modalidades de cursos presentes na Educação Profissional Científica e Tecnológica, e visa atender aos estudantes de baixa renda, proporcionando a estes bolsas de incentivo que custeiam a alimentação, transporte, atenção a saúde, moradia estudantil, apoio a estudantes-pais, esporte, cultura, inclusão digital, apoio didático-pedagógico, bem como o acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campi e 20 pólos de educação a distância, espalhados  pelo estado de São Paulo.

Muito mais que uma simples escola técnica, pois oferece desde cursos técnicos até a pós-graduação, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, caracteriza-se em um vetor de desenvolvimento econômico e social para as regiões onde se instala, e nossa cidade, em breve, através do apoio dos nossos representantes políticos das esferas Federal, Estadual e Municipal, poderá contar com toda tradição dessa Instituição centenária.