30-Abr-2020 13:51

Projeto de Lei de Iara Bernardi torna obrigatório o uso de máscaras em Sorocaba

A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou, na manhã desta quinta-feira (30), projeto de lei obrigando o uso de máscaras, cirúrgicas ou artesanais, durante o deslocamento pelo território de Sorocaba, para a realização de qualquer espécie de atividade, enquanto perdurar a decretação de calamidade pública causada pela pandemia do Coronavírus.

Segundo o PL, os estabelecimentos privados cujas atividades estejam expressamente permitidas na vigência da decretação de calamidade pública, deverão tomar as providências necessárias para o cumprimento do estabelecido na Lei, realizando a fiscalização do uso de máscaras por parte de seus funcionários,colaboradores e clientes, inclusive impedindo que estes ingressem e/ou permaneçam no local, sem a utilização de máscaras. O ingresso e ou permanência de pessoas sem uso de máscara acarretará multa ao estabelecimento, no valor de um salário mínimo por pessoa,e na reincidência, a perda do alvará de funcionamento.

O disposto no PL se aplica também, ao sistema de transporte público coletivo municipal; ao transporte coletivo privado; e ao transporte individual remunerado de passageiros, incluindo táxis. Ainda segundo o PL, fica estabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras, cirúrgicas e/ou artesanais, durante a execução das respectivas atribuições inerentes aos cargos e funções públicas.

Os munícipes em flagrante desacordo as determinações contidas na lei deverão ser identificados e advertidos formalmente; e no caso de reincidência, eles devem ser identificados e responsabilizados legalmente por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

A fiscalização acerca do cumprimento das disposições constantes no PL, uma vez aprovado, serão realizadas pela equipe de fiscalização da prefeitura Municipal de Sorocaba, pela Guarda Civil Municipal, e por demais agentes designados pelo Poder Executivo Municipal.