25-Fev-2021 15:51
Água

Vereadores articulam união de forças em prol da Represa de Itupararanga

A vereadora Iara Bernardi (PT) e o vereador Francisco França (PT) receberam a visita do também vereador e Presidente da Câmara Municipal de Votorantim, José Cláudio Pereira, o Zelão (PT), para debater o consumo de água na região e a capacidade de recuperação das reservas de água da Represa de Itupararanga.

Eles estão unindo forças para preservar a Represa que, segundo eles, hoje sofre com a incapacidade de recuperar seus níveis adequados, despejo de esgoto, contaminação por produtos químicos e exploração de suas margens com plantio de eucaliptos e intensa implantação de residências.

Segundo Iara, "80% do abastecimento hídrico de Sorocaba ocorre com água da Itupararanga. O crescimento desordenado de nossa cidade e região certamente levarão à exaustão o nosso principal manancial", disse. Os vereadores França e Zelão manifestaram grande preocupação com a situação da Itupararanga, que está com um de seus menores níveis históricos de reserva de água.

Os três parlamentares estão articulando uma forma de unir forças para levar demandas ambientais e cobranças a esferas mais amplas da política, como aos Governos Estadual e Federal.

2021_02, imprensa,
2021_02