Imprensa

15-Jan-2021 19:45
Segurança

Vereadores e servidores debatem segurança nas escolas com Secretário de Educação

A vereadora Iara Bernardi (PT), o vereador Salatiel Hergesel (PDT) e representantes dos Auxiliares Administrativos e dos Secretários Escolares, se reuniram na manhã desta sexta-feira (15) com o Secretário de Educação, Prof. Márcio Carrara, para debater a situação da insegurança nas escolas públicas da rede municipal de educação.

Os servidores públicos entregaram ao Secretário diversas reivindicações para a melhoria da segurança nos prédios escolares, que são alvos frequentes de invasões e furtos. Dentre as solicitações, está a publicação pela SEDU de um protocolo de segurança a ser seguido pelas unidades de educação, e a centralização do atendimento administrativo em locais específicos durante este mês, para que servidores não fiquem sozinhos nas unidades.

“A situação de insegurança nas escolas vem se arrastando há anos, culminando com uma tentativa violência sexual. Isso é um absurdo sem tamanho, que precisa ser corrigido com toda a urgência”, disse a vereadora, que vem cobrando há anos melhorias na segurança, tendo conversado com os diversos Secretários de Educação da gestão passada, com a Guarda Civil Municipal, e com as polícias militar e civil. A parlamentar petista fez inclusive uma audiência pública em 2019 para debater o tema, com a presença de todas as forças policiais da cidade. Na ocasião, todos chegaram à conclusão de que a segurança nas escolas precisava ser reforçada.

O Secretário Carrara informou que a SEDU está buscando viabilizar a contratação, mediante licitação, de um sistema de videomonitoramento inteligente; e está realizando a contratação emergencial de vigias para permanecerem nas unidades de ensino. Além disso, está sendo viabilizada uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública para intensificar a segurança escolar.

Crédito da foto de capa: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba

Assessoria de Iimprensa
Deixe seu Recado