Madrinha da UFSCar Sorocaba
Como Deputada Federal, no primeiro governo do Presidente Lula, Iara Bernardi foi a principal responsável pela ampliação da UFSCar e da implantação do Campus Sorocaba sendo considerada Madrinha da Universidade.
Luta pela universidade – “Foi uma batalha trazer a universidade para a nossa região, porque a região de Sorocaba, daqui até a divisa com Paraná, era a única região que não tinha uma vaga no ensino público superior. A implantação de UFSCar em Sorocaba foi decorrência da política de governo do presidente Lula de expansão da universidade pública, que se concretizou na gestão de Fernando Haddad, quando ministro da Educação”, afirmou Iara Bernardi, destacando que teve a honra de participar desse processo".
Localizado próximo ao km 100 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), O Campus Sorocaba da UFSCar tem 70 hectares de extensão e 48 mil m² de área construída, distribuídos entre três centros acadêmicos – Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). O Campus congrega edifícios de aulas teóricas, laboratórios, auditórios, biblioteca, restaurante universitário, lanchonete, ambulatório, quadra esportiva e pista de atletismo.
Atualmente, são 14 graduações oferecidas e dez programas de pós-graduação, além das mais de mil atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento. Desde a sua criação, o Campus Sorocaba da UFSCar vem estreitando laços com a cidade de Sorocaba e sua região metropolitana, construindo uma identificação da Universidade com o município, visando à expansão do conhecimento. Nesse período foram firmadas mais de 400 parcerias com empresas e outras organizações públicas e privadas.
.png)






