top of page

50 municípios participaram da capacitação realizada pelo MEC

Com 50 municípios, assim transcorreu a capacitação para 150 pessoas, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em Sorocaba, intermediada pela deputada federal Iara Bernardi (PT/ SP), que atendeu a região de Sorocaba, Itapetininga e Itapeva. O professor e técnico da Secretaria de Educação Básica do MEC, Hudson Luiz Guimarães, foi o primeiro a dar palestra e falou sobre a dinâmica do cadastramento do município no site do Ministério. "Esta é uma etapa que deve ser criteriosamente preenchida e acompanhada pela Secretaria Municipal de Educação para ser incluso nos programas educacionais, de acordo com os projetos apresentados", alertou o técnico.


Os prefeitos dos municípios de Araçoiaba da Serra, Mara Melo, de Alambari, Hudson José Gomes, de Guareí, João Momberg e de Jumirim, Ademir do Nascimento, participaram da abertura da capacitação. Representando os prefeitos, Mara Melo exemplificou a importância da integração entre todas as Secretarias com a Educação. "A agricultura familiar é muito forte em Araçoiaba e será integrada à Educação por diversos motivos, entre eles: merenda escolar, educação ambiental e profissionalização dos agricultores através das escolas e universidades", disse Mara.


Após a primeira etapa da capacitação, a segunda palestrante, professora e técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/ MEC), Madalena Fernandes Rabello, elucidou questionamentos sobre o cadastro e atualização do município no PAR (Plano de Ações Articuladas). Com demonstrações em slides, Madalena detalhou quais fatores dificultam o acesso ao Fundo, que viabiliza ações em infraestrutura e projetos, nas escolas.

"Muitos municípios perdem verbas que poderiam ser direcionadas para investimentos e projetos de desenvolvimento às escolas, por não estarem devidamente cadastrados e atualizados no PAR. É necessária uma atenção maior das Secretarias de Educação Municipais, para o Plano, pois ele define o que poderá ser feito na escola durante o resto do período", explicou a Madalena.


Parabenizada pelo técnico do MEC, professor Hudson, por ter sido relatora do FUNDEB (O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a deputada federal Iara Bernardi se colocou à disposição para intermediar a comunicação entre os municípios e o Ministério. "Intermediei esta capacitação porque senti a necessidade nas cidades que visitei, em se aperfeiçoar no processo de cadastramento, atualização e acompanhamento dos projetos", e acrescentou. "Mesmo após o encontro, continuarei atenta à situação educacional da região."


"O objetivo desta capacitação é mostrar às Secretarias a importância do PAR, responsável em levar desenvolvimento às escolas e progredir nos índices educacionais da região, medida através do FUNDEB e que avalia a qualidade do ensino e professores", concluiu a deputada federal.

Ainda, participaram do encontro o deputado estadual Hamilton Pereira (PT/ SP), a secretária da Educação de Sorocaba, Dulcina Guimarães Rolim, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araçoiaba da Serra, Adriana Ribeiro, o vereador Joãozinho, de Votorantim, o diretor da UFSCar Sorocaba, Isaías Torres e o presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Arthur Fonseca Filho.


Municípios participantes: Alambari, Tapiraí, Bofete, Capão Bonito, Guareí, Ribeirão Grande, Sarapuí, Itararé, São Roque, Laranjal Paulista, Itu, Araçoiaba da Serra, Tatuí, Buri, Votorantim, São Miguel Arcanjo, Alumínio, Itapetininga, Guapiara, Riversul, Ibiúna, Jumirim, Porto Feliz, Itapirapuã Paulista, Campina do Monte Alegre, Boituva, Mairinque, Capela do Alto, Torre de Pedra, Iperó, Serrano, Salto, Cerquilho, Apiaí, Tietê, Angatuba, Itapeva, Pilar do Sul, Nova Campina, Bom Sucesso de Itararé, Iporanga, Cesário Lange, Piedade, Barão do Chapéu, Quadra, Salto de Pirapora, Taquarivaí, Buri, Sorocaba e Votorantim.

Comentários


bottom of page