top of page

Deputada Iara Bernardi discute implantação de cursos do Pronatec em Sorocaba

O trabalho da deputada Iara Bernardi (PT/SP) em trazer para Sorocaba cursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego deu um importante passo nesta segunda-feira (16), em reunião realizada na Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, da qual participaram a deputada, o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Geraldo de Almeida,  representantes da Fatec, Câmara Municipal, Sesi, Senai, Dieese, Sindicato dos Metalúrgicos e FAT - Fundação de Apoio Tecnológico.  A idéia é que os cursos comecem a funcionar amplamente em Sorocaba já no ano que vem.

Durante a reunião, foi discutido o potencial da cidade para abrigar cursos do Pronatec e as demandas da falta de profissionais qualificados registradas não só pelas indústrias, mas também em outros setores como comércio e prestação de serviços.    O Pronatec foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os cursos são gratuitos para jovens e adultos.

Para a deputada Iara Bernardi, "o saldo da reunião foi excelente porque vimos o interesse geral de que nossa cidade passe a ofertar esses cursos gerando empregos e mais mão-de-obra qualificada. Precisamos enxergar mais longe para subsidiarmos essa população com a devida qualificação profissional e atender as empresas que aqui se instalam", explicou a deputada que está fazendo em Brasília a intermediação da vinda dos cursos para Sorocaba.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Geraldo de Almeida, disponibilizou a Uniten - Universidade do Trabalhador Empreendedor para ser uma das parceiras na aplicação dos cursos na cidade, garantindo que não vai faltar esforço no trabalho de aplicação da oferta de qualificação profissional.

Para a próxima reunião, ainda sem data definida, os setores envolvidos deverão apresentar um diagnóstico das principais carências de mão-de-obra encontradas hoje em Sorocaba - o que deve ser feito também pelo núcleo local do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos, além de mapear os possíveis locais para abrigar os cursos. 

No encontro desta segunda-feira, também foi decidido que entidades como a regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), a Associação Comercial (que representa os lojistas), a APRH - Associação dos Profissionais de Recursos Humanos (responsáveis nas empresas pela contratação dos trabalhadores), entre outros também serão convidadas para integrar o grupo que discute a vinda de cursos do Pronatec para Sorocaba.

Para Iara Bernardi "todos serão bem-vindos, porque queremos que essa proposta crie força e seja implantada em Sorocaba de forma efetiva", disse a parlamentar.  

Futuramente, a exemplo do que irá acontecer com o IF (Instituto Federal) de Sorocaba, que também está sendo trazido  para Sorocaba pela deputada Iara Bernardi, será realizada uma audiência pública para se discutir quais cursos irão funcionar na cidade.

Participaram da reunião, além da deputada Iara Bernardi e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Geraldo de Almeida, Izídio de Brito Correia (vereador PT), Pedro Gimenez (diretor do PODI - Polo de Desenvolvimento), Fernando Lima e André Correia (Dieese), João Carlos Campagnolo (Senai), Vilma Fabiano (Sesi), Luiz Carlos Rosa e Antonio Carlos de Oliveira (Fatec), Geraldo Titotto Filho (Sindicato dos Metalúrgicos), Gisele Assis e Luiz Roberto Vannucci (Fat - Fundação de Apoio à Tecnologia) e Sidnei Oliveira (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page