Deputada Iara Bernardi visita HC da Unicamp
- Fred Assis
- 1 de ago. de 2013
- 2 min de leitura

A deputada federal Iara Bernardi (PT/SP) visitou nesta quarta-feira (31), o Hospital das Clinicas da Unicamp - Universidade de Campinas - para conhecer o trabalho da equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica que atende hoje cerca de 250 pessoas por mês (entre cirurgias e outros procedimentos) que sofrem da chamada obesidade mórbida e precisam da cirurgia de redução de estômago.
A ideia é trazer para Sorocaba um centro de referência para triagem e preparo de pacientes da região para a cirurgia facilitando o seu deslocamento e o atendimento pré-operatório. A visita foi acompanhada também pelo secretário de saúde de Mairinque, Dr. Antonio Sérgio Ismael e o coordenador de Educação Continuada em Saúde do município, Fernando Ferraz Machado, Antonio Claudio Zanzarini (Hospital Evangélico) e o cirurgião dentista Wilson Simonetti de Sorocaba.
O convite foi feito pelo chefe da equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica da Unicamp, professor Dr. Elinton Adami Chaim que explicou como funciona uma cirurgia de redução de estômago para obesos mórbidos e os procedimentos que devem ser seguidos no pré-operatório como palestras sobre o processo de perda de peso pela cirurgia, o acompanhamento dos familiares após a cirurgia (importante para o sucesso do procedimento médico), preparo psicológico, nutricional, dentre outros.
De acordo com o Dr. Chaim "esses procedimentos acontecem em um determinado período de tempo e precisam ser expandidos para outras cidades a fim de dar vazão à demanda encontrada hoje na Unicamp onde o serviço é feito gratuitamente", acrescentando, ainda, que o interesse é abrir esses centros de referência em outras cidades do Estado e do sul de Minas, de onde vem boa parte dos pacientes que estão à espera da cirurgia.
Para a deputada federal Iara Bernardi "pudemos acompanhar o trabalho feito pela Unicamp que é muito respeitado e, sem dúvida, vimos uma estrutura e atendimento funcionando à altura do que merece a população", ressaltou.
Essa foi a primeira visita da deputada federal Iara Bernardi à Unidade de Cirurgia Bariátrica da Unicamp que tem hoje cerca de quatro mil pessoas de mais de 60 municípios do Estado de São Paulo (inclusive Sorocaba) e Sul de Minas Gerais aguardando pela cirurgia.
.png)









Comentários