Deputada Iara participa do seminário de criação da Região Metropolitana de Sorocaba
- Fred Assis
- 9 de ago. de 2013
- 2 min de leitura
A deputada federal Iara Bernardi (PT/ SP) participou do seminário que debate a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, nesta sexta-feira (09), no auditório do Jornal Cruzeiro do Sul. Com o tema Desenvolvimento Regional: Conceitos, desafios e impactos no contexto da macrometrópole, os palestrantes convidados explicaram através de gráficos e estatísticas, quais as vantagens e principais desafios da criação da Região Metropolitana.
Com a presença de prefeitos, vereadores e empresários, o tema foi bem apresentado pelos componentes da mesa de abertura que mostraram opinião favorável à criação da Região.
Em 2005, o deputado estadual Hamilton Pereira (PT/ SP) apresentou à Assembleia Legislativa, o projeto de criação da 15ª Região Metropolitana do país e desde então, luta pela criação daquilo que ele mesmo chama de "crescimento planejado e ordenado entre os municípios."
Ausência do governador
Iara fez parte da mesa de abertura do seminário e aproveitou para fazer uma importante observação. "Vejo aqui, representantes de diversas cidades, o que é ótimo. Mas, não vejo nenhum representante do Governo do Estado de São Paulo. Acho que o governador ou um representante deveria estar aqui para debatermos o assunto que é do interesse de todos", disse.
A Região Metropolitana tem como objetivo debater assuntos que ‘ligam' os municípios entre si, isso acontece nas áreas de Mobilidade Urbana, Turismo, Saúde e Resíduos Sólidos. No Turismo, Iara pontua o trabalho já realizado pelas universidades de Sorocaba, mas que não atingem toda a região. "A UFSCar, por exemplo, criou o Observatório de Turismo que planeja e monitora o Turismo local e na região, assim, criando indicadores de referência na área. Com a criação da Região, este trabalho poderia se integrar com universidades de outros municípios e ampliar a atuação", explicou Iara.
Indicadores
O economista e palestrante Flaviano de Lima, apresentou os dados que compõe a Região Metropolitana de Sorocaba (R.M.S), que será formada por 22 municípios:
§ A população da R.M.S será de 1.665.884 pessoas,
§ Índice de Desenvolvimento Humano em 2010, segundo o IBGE: 0,798%. Para o economista, um índice considerável "bom" e superior a outras Regiões Metropolitanas, mas que deve seguir um avanço planejado.

Commentaires