Deputados da Comissão de Relações Exteriores visitam Aramar
- Fred Assis
- 10 de mai. de 2013
- 2 min de leitura
10-Mai-2013
Serão contratados mais de 600 trabalhadores de nível técnico para desenvolver o projeto em suas bases
A deputada federal Iara Bernardi acompanhou nesta quinta-feira (09.05) os parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Congresso, da qual faz parte, em visita ao Centro Experimental de Aramar, em Iperó. A visita oficial foi feita pela Marinha do Brasil aos deputados que acompanham a construção dos submarinos convencionais e de propulsão nuclear brasileiros. A Marinha também anunciou para os parlamentares que serão contratados mais de 600 trabalhadores de nível técnico para desenvolver o projeto em suas bases.
A comitiva parlamentar, formada pelos deputados Nelson Pellegrino (PT-BA) - presidente da Comissão, Eurico Júnior (PV-RJ) e Vanderlei Siraque (PT-SP), além de assessores de outros cinco deputados, receberam da Marinha do Brasil informações sobre a fase atual de construção dos submarinos e o projeto de enriquecimento de urânio.
A recente inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) na Base de Itaguaí (RJ), em março deste ano, fez com que o Brasil entrasse para o seleto grupo de países que tem submarinos de propulsão nuclear e que integram o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
De acordo com a Marinha do Brasil, o processo de construção dos submarinos acontece simultaneamente em várias unidades como é o caso de Iperó (SP) e Itaguaí (RJ). A intenção da Marinha é que cada um deles possa ficar pronto em cinco anos, prazo para que os equipamentos não fiquem obsoletos.
Ainda segundo a Marinha do Brasil, o primeiro dos quatro submarinos convencionais, que devem receber nomes das batalhas navais da Guerra do Paraguai, deve ficar pronto em 2015, permanecendo dois anos em teste e devendo ser entregue em 2017. Os demais deverão ser entregues em um período de um ano e meio de diferença de um para o outro.
A deputada federal Iara Bernardi disse que "esta é uma fase muito importante para a nossa Marinha que está conseguindo investimentos do governo federal para alavancar a construção do submarino brasileiro", ressaltando que "durante alguns anos, a Marinha não recebeu nenhum recurso que fosse suficiente para a construção do equipamento que se faz necessário se for usado para fins pacíficos", completou.
Iara lembrou que foi no governo Lula que esses investimentos chegaram para o desenvolvimento de todo o projeto. "Agora, a presidenta Dilma continua com estes investimentos nessa tecnologia que marca, dentre outros objetivos, a garantia de proteção da costa brasileira".
.png)









Comentários