Iara acompanha visita aos hospitais psiquiátricos de Sorocaba
- Fred Assis
- 2 de dez. de 2013
- 2 min de leitura
Iara e Izídio em visita ao Hospital Vera Cruz Na manhã da última segunda-feira (02), a deputada federal Iara Bernardi (PT/ SP), acompanhou a visita aos Hospitais Psiquiátricos de Sorocaba realizada pelos deputados, Érica Kokay (PT/ DF) e Jefferson Campos (PSC/ SP), membros do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
O objetivo das visitas, que se iniciaram às 9 horas no Hospital da Saúde Mental de Sorocaba, foi conhecer de perto a situação estrutural dos hospitais, condições de trabalho dos profissionais e principalmente dos direitos humanos dos pacientes. Foram visitados três hospitais de Sorocaba: Hospital da Saúde Mental, Vera Cruz e Jardim das Acácias.
São sete hospitais psiquiátricos entre as cidades de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora, com cerca de 3 mil pacientes internados. A dita Reforma Psiquiátrica, uma luta adotada desde a década de 80, resultou na lei º 10.216/ 01 que entre defesas importantes, destaca-se o item que "transforma a internação do doente em recurso extraordinário, e não mais na única opção".
Após visita aos hospitais, o vereador Izídio de Brito Correa (PT), presidente da CPI da Saúde, presidiu a Audiência Pública que contou com a presença de representantes do Ministério Público, estadual e federal, Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde, municipal e estadual, Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços de Saúde (Sinsaúde) e Secretaria Especial de Direitos Humanos ligado à Presidência da República.
Estavam presentes também, os responsáveis pela elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) tripartite assinado no final de 2012 pelos municípios de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora, pelo Governo Estadual e Federal. O TAC reforça as políticas antimanicomiais, já previstas na lei nº 10.216.
Todos os integrantes defenderam o fim do confinamento de pacientes com transtornos mentais e justificaram que a extinção dos hospitais psiquiátricos humanizará e tratará as particularidades de cada paciente com mais eficácia, dentro das Residências Terapêuticas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
(2013)

.png)









Comentários