Iara Bernardi é indicada ao Parlamento do Mercosul (Parlasul
- Fred Assis
- 15 de mai. de 2013
- 1 min de leitura
Será instalada nesta terça-feira (21) a nova Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). O Congresso Nacional publicou em seu Diário Oficial do dia 9 de maio a composição representação já trazendo o nome da Deputada Federal Iara Bernardi (PT/SP) como suplente. São 37 membros titulares e 37 suplentes (entre deputados e senadores), todos indicados pelas lideranças conforme o número de vagas disponíveis para cada partido. O mandato dos representantes irá até o final de 2014.
Segundo Resolução da Câmara dos Deputados, compete aos novos membros do Parlasul a apreciação e emissão de pareceres de matérias de interesse do Mercosul, submetidas ao Congresso Brasileiro, além de promover audiências públicas e solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão.
Segundo o Protocolo Constitutivo do Parlasul (PCPM), é ainda competência da instituição propor projetos e anteprojetos de normas, declarações, recomendações, relatórios e disposições sobre os temas relativos ao bloco.
O Parlasul - instituição parlamentar que existe desde 2006 - é formada pelo Brasil, Argentina, Paraguai (aguardando o fim da suspensão no Mercosul), Uruguai e Venezuela.
A sede do parlamento fica em Montevidéu (Uruguai) e cada Representação mantém uma secretaria nos respectivos Congressos Nacionais.
.png)









Comentários