top of page

Iara visita a ABOS e fala do Centro de Diagnóstico do Câncer, em Sorocaba

Atualizado: 24 de jun.

Na terça-feira, 20/ 08, a deputada federal Iara Bernardi (PT/ SP) esteve na Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS) a fim de conhecer as instalações oferecidas pela entidade e se colocar à disposição deste serviço, que segundo ela, é humano e digno aos pacientes. "Um paciente oncológico já passa pelas aflições do diagnóstico e depois, pelo desafiante tratamento. Estar perto da família e num local aconchegante e familiar, torna este período menos desgastante e proporciona troca de experiência entre os pacientes", disse Iara.

 

A entidade

Há 25 anos a ABOS, presta um serviço diferenciado aos pacientes e seus familiares. Diferente, porque o seu serviço é gratuito e humanizado, voltado à assistência social dos pacientes que são atendidos nos hospitais de Sorocaba e à família que o acompanha durante o processo de aplicação da quimioterapia e radioterapia. São pessoas dos mais de 48 municípios da região que passam a semana toda no alojamento da ABOS, localizada no Jardim dos Estados, zona oeste de Sorocaba.

A atual presidente da entidade, Terezinha de Góes, em conversa com a deputada Iara Bernardi, ressaltou que durante esses anos, manter a Associação tem sido uma luta diária. "Conseguimos manter este local e os funcionários, através do nosso bazar da pechincha, almoços e jantares beneficentes. Além de emendas municipais que já recebemos."

A ABOS tem a capacidade de atender 40 pessoas e desde a sua fundação, em 1988, já recebeu quase 8 mil, entre pacientes e acompanhantes. Além do alojamento, Terezinha fala de uma importante assistência prestada às famílias que permanecem em suas casas, mas, que estão desamparadas pela falta daquele que está doente e muitas vezes, o único que mantinha as despesas domésticas. "Muitos dos doentes são país e mães de família e por causa do tratamento, não podem trabalhar. Assim, nós [entidade] encaminhamos leite, alimentos e cobertores para que a família desta pessoa não passe dificuldades e o paciente fique despreocupado", disse.

Os medicamentos não oferecidos pelos hospitais, como os sintomáticos, também são distribuídos aos pacientes mediante a apresentação da guia. Isso porque, após a aplicação da quimioterapia e radioterapia, o paciente sofre com alguns efeitos colaterais como: náuseas, ânsia, dores e outros.

O Centro de Diagnóstico do Câncer da Mulher

Em visita à ABOS, Iara lembrou que o trabalho em prol da instalação do Centro de Diagnóstico do Câncer da Mulher, em Sorocaba, permanece e segue a todo o vapor. Na próxima quarta-feira (21), às 19 horas, o Conselho Municipal de Saúde e demais representantes da área, inclusive a presidente da ABOS, Terezinha de Góes, participarão da reunião que acontece no Salão de Vidro - Paço Municipal, que visa estudar projetos de atendimento oncológico na cidade e que atenda toda a região.

O Centro de Diagnóstico é um projeto da deputada Iara Bernardi em conjunto com o médico oncologista, Dr. Alexandre Vicente de Andrade e busca parceria com o Hospital do Câncer Infantil de Sorocaba "Sarina Rolim Caracante",  mantido pelo Gpaci.

ree

Comentários


bottom of page