Iara visita área na zona norte que sofre com o desmatamento e assoreamento de nascente
- Fred Assis
- 2 de ago. de 2013
- 2 min de leitura
Na última sexta-feira (02), a deputada federal Iara Bernardi (PT/ SP) esteve no Parque das Laranjeiras para atender a solicitação de moradores do bairro, sobre as infrações ambientais cometidas por algumas empresas e segundo eles, pelo SAAE, numa Área de Proteção Permanente (APP), na Avenida Itavuvu.
A área corresponde a 2,5 mil metros quadrados e está localizado, exatamente, ao lado da construção do Shopping Cidade. As infrações apontadas pelos moradores, Josué de Lima, Jesus Vicente e Jair Vieira, correspondem a desmatamento e assoreamento de nascente. Segundo os moradores, algumas empresas ao entorno da área são responsáveis pela degradação do local, entre elas a loja Di Blocos, a construção [já embargada] de um novo hotel, o Shopping Cidade e o SAAE, pela falta de preservação e tratamento da nascente. "Esta nascente está lutando para sobreviver", disse um dos moradores.
O grupo de amigos ainda informou já ter entrado em contato com a administração do shopping, mas não houve resposta e apresentação de um projeto de restauração e proteção da mata.
A deputada Iara Bernardi, após andar por todo o local, se comprometeu em entrar em contato com o Ministério do Meio Ambiente para se informar sobre os caminhos que podem ajudar na preservação do local e responsabilização efetiva dos responsáveis. "Admira a prefeitura não fiscalizar a grandiosa construção no local e não averiguar os danos permanentes ao meio ambiente. Entrarei em contato com o Ministério competente para que possamos resolver esta situação o mais rápido possível", disse Iara.
O desejo dos moradores é que o local seja cercado por muros e se torne uma área de preservação, com fins educativos e que beneficie toda a cidade, em especial os moradores da zona norte. "Estamos sendo ‘engolidos' pelas empresas e pela especulação imobiliária. Não podemos deixar que a natureza, que ainda nos resta, seja devastada pela irresponsabilidade social e ambiental dos empresários."
.png)









Comentários