top of page

Obras do IF Sorocaba estão 90% prontas

A data para a audiência pública que vai ouvir a população sobre os cursos a serem oferecidos no Instituto Federal deve ser definida nos próximos dias

 Com 90% das obras prontas, o Instituto Federal (IF) de Sorocaba, que funcionará no mesmo prédio do Núcleo ETC da UFSCar, em Santa Rosália,  deve iniciar suas atividades no primeiro semestre do ano que vem.

            As obras foram vistoriadas na tarde desta quinta-feira (07) pela deputada Iara Bernardi (PT/SP) - articuladora da vinda do IF para Sorocaba - e estão sendo custeadas por meio de uma emenda da parlamentar de R$ 600 mil.

A vistoria foi acompanhada pelo assessor da reitoria da IFSP, Prof. Silmário Batista dos Santos, pelo professor Denilson de Camargo Mirim, do IF de Itapetininga e o prefeito da UFSCar, engenheiro Carlos Azevedo Marcassa.

De acordo com a deputada Iara Bernardi, nos próximos dias será definida a data para a audiência pública que discutirá quais  cursos serão implantados no IF Sorocaba. "A participação da comunidade será muito importante na escolha desses cursos, já que serão oferecidos exatamente para a qualificação dos nossos trabalhadores", disse a deputada.

Iara lembrou, ainda, que "todo o esforço empreendido valeu a pena porque Sorocaba tem potencial e necessita de uma unidade de tamanha conceituação como essa para formar mão-de-obra especializada para toda a região", ressaltou a parlamentar que também foi a grande responsável pela vinda da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.

O espaço que o IF Sorocaba ocupará no segundo andar do prédio da UFSCar em Santa Rosália terá 900 m/2, comportará  salas para aulas, laboratórios, secretaria, biblioteca e sala dos professores.   Uma das adequações do prédio é a rampa de acessibilidade que foi construída no local. O IF é mantido pelo governo federal com cursos tecnológicos gratuitos de ensino médio e superior.

De acordo com levantamento prévio feito pelo diretor da UFSCar Sorocaba, Professor Isaías Torres, e compartilhado pela deputada Iara Bernardi, especulam-se quatro áreas para início dos cursos no IF Sorocaba: manutenção de aeronaves, automação industrial, fabricação mecânica e um na área da saúde. 


Foto  - Prof. Silmário Batista dos Santos(esq.), professor Denilson de Camargo Mirim, do IF de Itapetininga (meio), deputada Iara Bernardi e o prefeito da UFSCar, engenheiro Carlos Azevedo Marcassa. 
Foto  - Prof. Silmário Batista dos Santos(esq.), professor Denilson de Camargo Mirim, do IF de Itapetininga (meio), deputada Iara Bernardi e o prefeito da UFSCar, engenheiro Carlos Azevedo Marcassa. 


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page