top of page

Sorocaba pode ter Instituto Federal até o final do ano.

Em conversa com o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, Iara confirmou o interesse do Ministério em estender o Instituto a Sorocaba

A instalação de um Instituto Federal de Ensino Superior (IFES) em Sorocaba foi tema de reunião com o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) na manhã desta sexta-feira, dia 05, no Paço Municipal. A discussão, que contou com a participação do reitor do IFES no Estado de São Paulo, Antônio Eduardo Modena, partiu de iniciativa conjunta dos mandados da deputada federal Iara Bernardi, do deputado estadual Hamilton Pereira e dos vereadores, Izídio de Brito e Carlos Leite, todos do Partido dos Trabalhadores.

Iara Bernardi afirmou que em conversa com o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, na última quinta-feira (04), foi sinalizada a aprovação de uma extensão do Instituto em Sorocaba. Segundo a deputada, o próximo passo é a doação de um terreno por parte da Prefeitura.

De acordo com o reitor Modena, dependendo do tamanho da área cedida, entre outros fatores, Sorocaba poderá oferecer até 1.200 vagas de ensino técnico profissionalizante, de tecnólogo e de licenciatura.

Por sua vez, Pannunzio apresentou sete áreas que podem ser cedidas ao Governo Federal para a construção do campus: cinco próximas ao Parque Tecnológico, de em média 20 mil m²; uma na SP-264, próxima à UFSCar, no total de 43 mil m²; e outra na região central, localizada na antiga sede administrativa da Fepasa. A última citada seria uma sede provisória dos cursos enquanto o campus estivesse sendo construído. As áreas indicadas seguem para análise do MEC.

Os vereadores petistas afirmam que, além das propostas do Executivo, estudarão mais opções de áreas para a instalação da futura expansão da escola. "Buscaremos outras opções de áreas caso o MEC não aprove as já informadas", disse Izídio. "Desta forma, não perdemos tempo e teremos o IFES em Sorocaba ainda este ano", afirmou Carlos Leite.

                Para o deputado Hamilton, também é importante a partir de agora dialogar com a população de Sorocaba e região para saber qual a real demanda de cursos profissionalizantes. "Devemos, por meio de pesquisas e levantamentos, saber quais cursos são interessantes para o perfil da população, principalmente dos nossos jovens", observa.

                Para a deputada federal o processo para a instalação da IFES em Sorocaba tem caminhado positivamente para a concretização do projeto. "Estamos lutando por um objetivo comum. E o diálogo positivo com o MEC representa que agora só depende do município para que o Instituto funcione até setembro deste ano", assegura Iara Bernardi.

                Também participaram da reunião a vice-prefeita, Edith Di Giorgi, o diretor e o coordenador do setor industrial do IFES de Salto, Francisco Rosta Filho e Luís Antônio Ferrari, o professor do IFES de São Roque, César Luís, e o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Martinez.

Comentários


bottom of page