top of page

Sorocaba vai ganhar Praça da Juventude do governo federa

Atualizado: 24 de jun.

Serão R$ 2 milhões do governo federal investidos na Praça, de acordo com os moldes do Ministério dos Esportes

Sorocaba vai ganhar até a metade do ano que vem uma Praça da Juventude, projeto criado pelo Ministério do Esporte e custeado pelo governo federal e que foi liberado graças a uma ação da deputada federal Iara Bernardi (PT/SP) que fez o pedido.

O anúncio oficial aconteceu nesta segunda-feira (30), no gabinete do prefeito Antônio Carlos Pannunzio e contou com a presença do deputado estadual Hamilton Pereira, dos vereadores Carlos Leite e Izídio de Brito, todos do PT, secretário de Esporte Francisco Moko Yabiku, representantes da Juventude do PT, Fred Assis, Márcio Brown e Débora Bergamini e o superintendente da Caixa Econômica Federal Sandro Vimer Valentini.

A praça, orçada em R$ 2 milhões será construída em uma área de 10 mil metros quadrados, cedida pela Prefeitura de Sorocaba, entre as ruas Mário Soave e Érico Veríssimo, no Central Parque (zona oeste), para atender àquela região da cidade. De acordo com a deputada, "essa foi uma das solicitações que eu havia recebido dos moradores daquela região que estão carentes de locais como uma praça dessa magnitude, onde haverá espaço para todas as idades, preservando o bem comum", disse a deputada.

Para o coordenador da Juventude do PT (JPT) Fred Assis, a Praça representa a inserção social, cultural e educacional para os jovens de áreas periféricas da cidade. "Práticas como o skate, por exemplo, é um estilo de vida para muitos jovens e isso significa uma valorização desses estilos, sem preconceito e marginalização da prática."

 

Até 2014

Segundo a Caixa, o valor já está empenhado no banco e a prefeitura terá 20 dias para apresentar a documentação necessária e oito meses para concretizar o processo de licitação. Para a deputada Iara, o início das obras será ágil considerando que o projeto é padrão e já formado pelo Ministério dos Esportes. "Queremos que até o segundo semestre de 2014, a comunidade da zona oeste possa usufruir desta grande obra do governo federal", concluiu Iara.


O projeto

De acordo com o Ministério do Esporte, o projeto Praça da Juventude foi criado em 2007 com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população que pudesse, ao mesmo tempo, tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude. 

Mais que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são realizadas atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.

Cada unidade do projeto Praça da Juventude prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto com infraestrutura completa, conforme Memorial Descritivo: Quadra poliesportiva coberta, pista para salto triplo, pista para salto a distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios e alongamento, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena com palco, Centro de convivência com salas para ginástica; terceira idade; administração; reuniões; sanitários, quiosque de alimentação, vestiários/ sanitários, arquibancadas, bebedouros, grama natural/ sintética, sanitários com acesso para pessoas com deficiência, sistema de iluminação específico para cada pista, paisagismo, totem e mastro para bandeiras.


Comments


bottom of page