top of page

Termina nesta quinta-feira prazo para participar do Observatório da Educação em Sorocaba

Termina nesta quinta-feira (12), o prazo de inscrição para que escolas públicas, ONGs, prefeituras e demais entidades possam participar do Seminário Regional do Observatório da Educação, que será promovido dia 20 de setembro, em Sorocaba, por iniciativa da deputada Iara Bernardi (PT/SP) membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Gabriel Challita que participará do encontro.   A data foi prorrogada pela comissão organizadora a pedido de escolas que vão apresentar seus projetos de boas práticas na área educacional.  

O observatório permite experiências dentro de quatro áreas: Cultura de Paz, Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Investimento e Gestão e Desenvolvimento Social Sustentável.  Os participantes deverão responder a um roteiro de questões como: o que identifica a experiência, narrativa da mesma, quantas pessoas estão envolvidas, área de atuação da experiência, dentre outras que vão possibilitar a comissão julgadora analisar as melhores práticas.   O roteiro  pode ser acessado pelo site www.deputadaiara.com.br

 Além da prorrogação para a entrega dos trabalhos, a comissão também alterou o ano de referência das experiências. Inicialmente, poderiam concorrer no Observatório somente as práticas realizadas no ano de 2012.

Essa exigência, no entanto, foi cancelada pela comissão por entender que experiências promovidas anteriormente seriam prejudicadas e tolhidas de participar do seminário criado este ano pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, da qual Iara Bernardi é membro, e que tem por meta identificar em todas as regiões do país as práticas educacionais de sucesso para fomentar a elaboração de políticas públicas, além de possibilitar a troca de experiências das melhores práticas pedagógicas.

Depois de avaliados pela comissão em Sorocaba, que deve ocorrer nesta sexta-feira (13), os indicados serão comunicados e deverão preparar o material para a apresentação do dia 20 de setembro, que poderá ser em slides, recortes de jornais, vídeos, além da apresentação verbal dos participantes.

De acordo com a deputada Iara Bernardi, "a realização do Observatório de Educação em Sorocaba se justifica por ser o município um dos mais populosos do interior paulista e ser sede de uma região com mais de 2 milhões de habitantes". Ainda segundo Iara Bernardi, que tem na educação uma de suas principais bandeiras no Congresso Nacional, "nós sabemos que não poucas as ações que os educadores e gestores públicos têm feito pela educação. Esse é um momento único e importante para que possamos conhecer essas práticas, disseminá-las e que possam servir de exemplos para outros municípios", explicou.

 Iara ressaltou, ainda, que "deve-se considerar o fato de Sorocaba e região terem hoje uma expressiva presença de universidades e grande número de escolas públicas de ensino fundamental e médio, muitas com cursos profissionalizantes. A região possui nove universidades, sendo sete privadas, ou seja, temos potencial, sim, para mostrarmos as boas práticas realizadas por esses batalhadores da área educacional", finalizou.

  

Vencedores em Brasília

As experiências vencedoras na etapa regional de Sorocaba serão encaminhadas à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, onde também passarão por uma comissão julgadora que analisará os inscritos de todas as regiões do país. Ao final, a Comissão lançará um livro com as boas práticas de educação vencedoras dos Observatórios Regionais, provavelmente dia 3 de dezembro, em Brasília.

 

Outras informações podem ser obtidas no escritório de Iara Bernardi em Sorocaba pelo telefone (15) 3318-7073.

Comentários


bottom of page