Observatório da Educação recebe mais de 25 projetos
- Fred Assis
- 20 de set. de 2013
- 2 min de leitura
"Uma troca de experiências", esta foi a definição dada pela deputada federal Iara Bernardi (PT/ SP) ao VIII Seminário Regional do Observatório da Educação 2013, que acontece hoje (20) durante o dia todo. O Seminário conta com a presença de 21 municípios da região, que trouxeram ao auditório do Núcleo ETC da UFSCar, Santa Rosália, experiências criadas e praticadas dentro das escolas e na comunidade.
O objetivo do Observatório da Educação, criado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a qual a deputada Iara faz parte, é oferecer a oportunidade para que as escolas possam apresentar projetos educacionais, sociais, artísticos e ambientais, em prol do desenvolvimento pedagógico dos alunos e professores, além de alternativas à comunidade.
Neste primeiro período do Observatório, escolas de Sorocaba, representada por duas instituições, apresentaram os projetos, Dicionário Bol e Astronomia: Um projeto de Estudo e Laranjal Paulista com o projeto ambiental: Vamos cuidar de Laranjal.
Cada escola tem 20 minutos para apresentar o projeto através de fotos, slides, textos e vídeos e mesmo sendo um tempo curto, a deputada Iara diz ser o suficiente para que todos conheçam as boas ações praticadas nos municípios. "Esta integração entre as cidades é muito importante para a troca de experiências entre as escolas e em contrapartida, proporciona criação a inovação no sistema educacional."
O Observatório
De acordo com o projeto que criou o Observatório de Educação, as experiências exitosas são aquelas que expressam melhoria efetiva dos índices de desenvolvimento da educação, como o IDEB e o ENEM, que tenham repercussão sobre um número expressivo de pessoas envolvidas na experiência e sobre a comunidade escolar. Tudo isto, considerando os conteúdos abordados, as estratégias de trabalho dos educadores, os projetos de ensino já implementados, o uso e produção de materiais didáticos, os processos de avaliação e os resultados traduzidos em desempenho e sucesso dos alunos nas aprendizagens.
Ao final, será lançado um livro com as boas práticas de educação vencedoras do Observatório.
.png)






Comentários